domingo, 22 de junho de 2014

MONTAGENS DE PAINT



Artisticamente superiores, as Montagens de Paint são recursos usados por pessoas que preferem usar algo moderno como o programa Microsoft Paint ao invés do arcaico Adobe Photoshop (famoso programa criado por Cambojanos em meados do séc. XIII). Quem usa o Paint para fazer desenhos e montagens está muito interessado em seriedade e verossimilidade, e geralmente as mais famosas obras de grandes artistas são editadas nesse programa.


História


Não se sabe ao certo quando as famosas montagens começaram, mas há registros de montagens rupestres feitas no paint em cavernas por todo o Brasil, Sudão, Indonésia e em boa parte da Europa. Retratando primeiramente animais e homens usando o computador, as montagens evoluíram gradativamente durante os anos, chegando a serem cruciais durante o Império Romano.

(montagem rupestre encontrada em 1802 em uma caverna, retratando um homem usando um computador arcaico com seus amigos perto de bois numa tarde)

As montagens mais famosas atualmente são as montagens clássicas, renascentistas, neobarrocas, pré-modernistas e as non-sensetistas, encontradas por toda a internet, museus e principalmente no Facebook, em páginas especializadas que continuam a consagrar a famosa arte das montagens de paint.

No Brasil, a primeira tribo a utilizar o paint foram os Xinga-óiapinga, que retrataram a chegada dos portugueses ao Brasil, o que prova inquestionavelmente que fomos descobertos.

("Portuguesis xegandú ake, daora d++" pintura famosa dos índios Xinga-óiapinga)


Métodos

Para fazer uma montagem de Paint, o "artista" deve ter uma habilidade fora do comum com recorte e colagem de imagens, mas, como só algumas pessoas (ver Da 20) no mundo tem essa habilidade fora do comum, a maioria das montagens de Paint sai tosca. 
Para uma montagem ser considerada boa ela deve conter no mínimo 6 cores diferentes, devem ter sido usados vários pincéis diferentes, e o artista deve ter os seguintes pré-requisitos:
  • Ter nascido com no mínimo 2 meses de gestação;
  • Ensino pré-escolar;
  • Conhecimento de cores;
  • Mouse ou touchpad;
  • Computador;
  • Ter tido um cachorro na infância;
  • E por último mas não menos importante, manjar do paraná.

Além das muitas ferramentas básicas, intermediárias e avançadas, e das teclas de atalho, o artista pode salvar a obra em .JPG ou .GIF, causando um embaraço na obra, que passa a ganhar contornos de realidade. As linhas retilíneas se tornam curvas tortilíneas, como a vida real sugere. 

Modelagem

Quando o assunto é montagens e criações do Paint, não pode deixar de se falar em modelagem (mais conhecida como arte do paranauê), um ramo dos estudos artísticos-bíblicos desenvolvido por Maomé em 931 a.C., que foi responsável pela revolução naquilo que até então era considerado "arte".
Técnicas como Embelezamento, Remoção de espinhas, Remoção de Banha e Alteração de Cor foram amplamente difundidas em todo o mundo e hoje em dia são muito estudadas.

Exemplos

Começando com um simples círculo, é possível se criar um lindo desenho usando a técnica de Embelezamento.
Inicialmente, desenha-se um círculo (esquerda), e em seguida ele é refinado usando variadas ferramentas do paint (direita):
Imagem:Bola 1.JPGImagem:Bola 3.JPG
Em seguida, usando um mix de arquivos, tais como GIF, JPG, Bitmap de 16 e o novíssimo Bitmap de 256 cores, o artista conseguiu a seguinte imagem:
Bola versao final.JPG
Depois, é selecionada a ferramenta "Pincel", seguida da ferramenta "Spray", e a imagem final (dependendo do artista) pode ficar facilmente assim :



Já a Remoção de espinhas ou de banha requer um estudo mais avançado de cores e pincéis.Observe as imagens:

Note que mesmo observando detalhadamente é difícil saber se a imagem é verdadeira. Essa foi facilmente desvendada: ambas as moças tem peitos e bochechas que não se adequam ao corpo esbelto, logo, montagem!



Essa aqui deu mais trabalho, porém depois de 5 horas de pesquisa ela foi desvendada. "Mas como assim desvendada, essa imagem é legítima!" - foi o que eu também pensei a princípio. Porém, lendo alguns livros, descobri que essa constelação não existe, logo, montagem!

Algumas montagens famosas

As montagens do paint são incontáveis, e em sua grande maioria são belíssimas. Em uma exposição no Pólo Norte na última quarta-feira, inúmeras obras foram reunidas. Confira algumas delas aqui:

Foto de Da 20 pintando a famosa obra "Mona Lisa" (única "não-montagem" da exposição)



"Passando Mao" - Autor desconhecido.


"Abaporu" da artista brasileira Tarsila do Amaral, famosa por suas obras onde usa apenas quatro ferramentas do paint.
"A criação de Gum", obra de Michelângelo


Assim como na exposição, existe um grande número de páginas na internet como Pagina linda d+ bonita do seu face e Aquelas imagem nada a ver com umas frases loucas que fazem grande uso da arte paintista:


 


bj ate amahna

Nenhum comentário:

Postar um comentário